Como uma Dedetizadora ampliou em 30% seus pedidos de orçamento

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Case Sampa Service Desentupidora e Controladora de Pragas


Ampliar Vendas: 
esse é o objetivo de qualquer cliente que investe em marketing, seja ele digital ou offline. Nós, da NORT MKT Estratégico, não acreditamos apenas no digital ou apenas no offline. Acreditamos nos dois, ora um ora outra ferramenta pode nos servir.  Se observarmos o ser humano podemos verificar que nenhum de nós é totalmente digital ou totalmente físico (off-line). Assim, as ferramentas de comunicação e estratégias de mkt devem acompanhar o comportamento do consumidor. E foi isso que fizemos com nosso cliente Sampa Service Desentupidora e Controladora de Pragas.

Um perfil rápido da empresa:

Trata-se de uma desentupidora com mais de 20 anos de mercado, com muita bagagem e experiência na área. Durante muitos anos, apenas as indicações e pequenos materiais gráficos, como panfletos bastavam para atrair novos clientes. Porém, com o aumento de pequenas empresas no setor, sem estrutura, sem funcionários registrados e apenas com um site mediano, a disputa pelo mercado foi ficando cada vez mais acirrada. Quem faz anúncios no Google (Google Adwords) nessa área de negócio sabe que o valor a ser aplicado é muito alto, pois há inúmeras empresas  disputando o mesmo cliente. Então, ter bons materiais e claro, uma estratégia é fundamental.

Desafio para NORT: ampliar o número de cotações e consequentemente novos negócios para a empresa

O primeiro passo foi avaliar a apresentação da empresa e a presença digital do cliente na internet. O logotipo, criado há muitos anos, estava completamente desatualizado e não inspirava mais credibilidade junto a possíveis clientes.
Além do investimento em uma apresentação profissional, com novos materiais de papelaria, folder, assinaturas de email, fizemos um novo site, o qual pode ser acessado por meio de celulares e tablets, com uma velocidade adequada e com conteúdo atraente aos consumidores.

Veja como era e como ficou a modernização do logotipo da empresa:

Carteira de clientes inativos

Uma outra estratégia foi enviar artigos e promoções por meio de email marketing para aqueles clientes que estavam inativos ou que orçaram apenas uma vez com a empresa e depois não se lembravam mais que mesma ainda existe. Essa é uma forma de se fazer presente sem ser invasivo. O envio deve ser espaçado e você deve ter uma listagem que já teve algum tipo de contato com sua empresa. Comprar listas de emails é uma verdadeira furada e ainda pode lhe gerar muita dor de cabeça, pois os leitores podem fazer denúncias de spam, o que pode inclusive tirar teu site do ar.

Desenvolvimento de novas formas de contratação

No mercado de Desentupidora e Desinsetização alguns serviços são sazonais, como na época do calor para desinsetização, ou recorrentes a cada 4 ou 6 meses, como limpezas de caixa dágua, por exemplo. A maioria de síndicos, zeladores ou empresários só pensam nisso quando realmente precisam. Serviços de controle biológico de água, limpeza de caixa d´água muitas vezes necessitam de laudos técnicos, os quais devem ser aprovados pela ANVISA, portanto criamos uma campanha de adesão anual com vantagens exclusivas e formas de pagamento diferenciadas para quem contrata a empresa como parceira.  Vantagem para quem compra, vantagem para quem vende.


Ampliando Vendas
Conquistando novos clientes

O cliente já investia em Google Adwords (anúncios no Google), porém os resultados não eram satisfatórios. Assim fizemos várias melhorias de otimização das palavras-chaves, analisamos os anúncios dos concorrentes, monitoramos diariamente os lances da conta e criamos formulários de cotações específicos para serviços específicos. Tudo isso facilitou para o consumidor que buscava orçamentos pela web. Além disso, instalamos uma ferramenta de chat online, na qual muitos interessados poderiam tirar suas dúvidas online, sem a necessidade ligar para a empresa.
Exploramos depoimentos dos clientes no site da empresa, seus certificados e registros ambientais, bem como a legislação que a empresa segue, ampliando assim a confiança dos interessados.

Apresentações B2B

Quando se vende um produto ou serviço para uma empresa a apresentação e a forma de abordagem não pode ser a mesma de uma pessoa física.
Nas empresas há várias pessoas que podem ter contato com sua empresa antes do decisor fechar negócio. Há de se levar em conta sua apresentação, atendimento, os orçamentos dos concorrentes, além de saber se você está apresentando seus serviços para a pessoa certa.
Assim, montamos várias apresentações profissionais que ampliam a percepção profissional na prestação de serviço.

Resultado?
Mais de 30% de aumento nas solicitações de orçamentos advindas pelo website.

O trabalho da NORT ainda não acabou, monitoramos mensalmente o investimento em Adwords, além de propor novas estratégias para ampliar a presença digital da empresa.

E você, gostou desse case? Me conta aí abaixo se ele deu algum insight que serve para o seu negócio.

Abraço!
Katiê Fernanda Tedesco Bastos

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