Estruturando o crescimento da minha empresa

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Por onde começar no MKT empresarial?

 

Atualmente existem muitos materiais na internet sobre qualquer tipo de assunto. Com o tema empreendedorismo, não é diferente. Muita gente me pergunta: Tá, mas por onde começo?
Definição de público e análise de concorrência farão você enxergar as coisas de uma maneira bem mais clara. Leia meu artigo: O que você pode aprender com seu concorrente?

Feito isso é hora de iniciar o processo: o logotipo.
Muitas pessoas me dizem que precisam de um logo, mas não entendem que não se faz nada somente com ele, não é mesmo?
É preciso ter um kit inicial para sua empresa ou negócio.
Esse kit basicamente é composto de logotipo, manual de uso da marca, assinatura de e-mail, papelaria (cartões de visita, papel timbrado, apresentação virtual da sua empresa, pasta, envelopes, quando for o caso).  E claro, um site.

Captação de clientes – 3 formas

1. Indicação – quando seus clientes ou alguém que já teve contato com sua empresa faz uma ação de indicação. (ETAPA 1)
2. Prospecção – quando você inicia um processo de ir atrás de futuros clientes. (ETAPA 2)
3. Captação – quando você cria mecanismos para atrair potenciais clientes para seu negócio. (ETAPA 3)

Na ETAPA 1, é necessário o desenvolvimento do kit inicial (mencionado no começo do texto). Ele é responsável pela profissionalização da sua marca e comunicação empresarial. Porém, ele sozinho não faz nenhum milagre. As pessoas apenas visitarão seu site se você divulgar sua empresa e gerar tráfego de visitantes para esse site.
Apenas distribuir alguns cartões de visita e esperar que alguém lhe encontre é insuficiente na captação de clientes. Com a etapa 1 concluída você consegue apenas clientes advindos de indicações.

Já na ETAPA 2 são construídas as estruturas dos canais de comunicação que você fará para prospectar novos clientes. Ter uma página no Facebook, Linkedin, Instagram e conteúdos relevantes em seu site, por exemplo.
É extremamente importante que seu site esteja adaptado às normas de busca fornecidas pelo Google. Se quiser saber mais leia meu artigo Como um bom site converte em vendas.

Nessa fase, além da criação desse canais, são elaboradas estratégias dos produto e serviços a serem divulgados, bem como orçamento a ser aplicado nos anúncios e análise dos resultados. A grande maioria das empresas conseguem resultados incríveis com um bom trabalho nessa fase. E o melhor, com custos baixos.

Por fim, na ETAPA 3 é aplicada para empresas que já possuem os itens das etapas 1 e 2 de maneira satisfatória e que não tenham necessidades de ajustes dessas fases.
É na etapa 3 que entra um trabalho mais profundo de estratégias em marketing. Nessa fase, é implantada uma técnica conhecida como Inbound Marketing, onde seus clientes procuram por sua empresa. Toda empresa sabe que, nem todos os clientes potenciais estão preparados para comprar naquele momento. É necessário várias visitas ou explicações que diminuam as dúvidas e ampliem a confiança de seu possível cliente. É aí que entra o Inbound Marketing.
Trata-se de um método em que você ou sua empresa produz materiais de conteúdos expressivos e relevantes para seu prospect e que o qualifica para então comprar de sua empresa.  Farei um texto falando somente sobre essa nova metodologia.

Se você quiser conhecer o que já fizemos por várias empresas é só clicar aqui e acessar nosso portfólio.

Até mais,

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